Tentativa de golpe do falso sequestro deixa “família” em pânico em Tobias Barreto-SE

No início da tarde desta Segunda-feira, foi registrado mais uma tentativa de golpe de falso sequestro no município de Tobias Barreto.

Por volta das 12h40 da tarde desta segunda-feira (03), uma família de Tobias Barreto, que preferiu não ter sua identidade revelada, passou por momentos de angustia durante uma tentativa de extorsão, por meio do golpe do falso sequestro.  Segundo a mãe da falsa vitima que estava na sua própria residência, recebeu uma ligação de um número restrito, onde havia uma moça desesperada que se passava por sua filha e dizia estar em um cativeiro.

Em determinado momento um homem assumiu as negociações e passou a pedir uma certa quantia em dinheiro para liberar a moça. A mãe da jovem desligou o telefone em seguida tentou manter contato com a filha que não atendeu nenhuma das chamadas. Nesse momento os familiares da jovem foram entrando em desespero sem saber o que realmente estava acontecendo. 

Alguns minutos depois um parente da jovem conseguiu encontrar a jovem em um estabelecimento comercial. A jovem estava bem e não sabia o que estava ocorrendo. Nesse momento foi constatado que a família e a jovem foram vítimas de um falso sequestro. Ainda abalada a família chegou a procurar a polícia, que deve investigar o caso.

Dicas para evitar o golpe do falso sequestro

• Não receba ligações a cobrar
Se o interlocutor for desconhecido, desligue. Policiais e bombeiros não telefonam para informar sobre acidentes (a tarefa cabe aos hospitais) nem, muito menos, ligam a cobrar
• Não ajude o bandido dando-lhe informações
– Sua filha sofreu um acidente.
– A Fernanda? O que aconteceu com a Fernanda?
O nervosismo faz com que muita gente, sem perceber, acabe passando aos bandidos informações que serão usadas para pressioná-las. Em nenhuma hipótese revele nomes de parentes a desconhecidos ao telefone.

• Tire os adesivos do carro
Adesivos com o nome da academia de ginástica ou da faculdade, assim como placas que reproduzem o apelido dos motoristas (BIA, LEO etc.) e páginas em redes sociais são preciosas fontes de informação para os bandidos. Evite e peça aos seus filhos para evitar.

• Oriente também os idosos
Tanto ou mais do que crianças e empregadas, são as pessoas idosas da família as mais vulneráveis à manipulação dos bandidos. Muitas vezes, por se sentirem sozinhas, elas podem prolongar conversas com desconhecidos e acabar por municiar criminosos.

• Pare para raciocinar
O pânico diante da possibilidade de um parente estar acidentado ou sequestrado faz com que muitas pessoas deixem de tomar atitudes óbvias, como checar se a informação é verdadeira. Segundo a polícia, frequentemente as vítimas deixam de ligar para o suposto sequestrado não porque são impedidas de fazê-lo, mas porque a ideia não lhes ocorre.

• Desobedeça ao bandido
Ligue para o suposto sequestrado ainda que o bandido diga para não fazê-lo. Se conseguir contato, o caso está resolvido. Se não, tente um amigo ou parente dele. A hipótese de um sequestrador real fazer essa ameaça é remota – bandidos não vão matar a vítima, e perder seu trunfo, só porque o celular dela tocou

• Desconfie de ligações longas
Segundo estatísticas da polícia, 90% dos primeiros contatos telefônicos feitos por sequestradores reais duram menos de um minuto. Por temerem ser rastreados, eles nunca fazem ligações longas.

• Duvide do choro das vítimas
Apelos chorosos de supostos sequestrados têm sido usados com frequência pelos golpistas. A polícia sabe que raramente sequestradores de verdade telefonam do mesmo lugar em que está a vítima. Sabem que podem ser rastreados e ter o cativeiro descoberto.

• Dê queixa na polícia
Se você cair no golpe, não deixe de prestar queixa na polícia. De posse de informações como o número de origem da chamada criminosa ou o número da conta em que o “resgate” foi depositado, a polícia pode identificar o criminoso. 

Matéria: Eduardo Góis

COMENTÁRIOS

Nome

Amadense,23,arrastão,1,Bolsa Família,9,Cisternas na Escola,1,cultura,17,danos morais,1,Descaso,6,destaques,2570,educação,46,entretenimento,793,esportes,517,eventos,4,Itabaianinha,35,Itabaianinha FM,152,Itapicuru,89,Mostra literária,3,mundo,222,notícias,1805,Pedro Meneses,9,PIS/Pasep,1,Poço Verde,55,polícia,784,política,313,Riachão do Dantas,8,Rio Real,13,Simão Dias,2,tecnologia,8,Tobias Barreto,676,turismo,1,vaquejada,1,vídeos,19,
ltr
item
Portal Tobiense : Tentativa de golpe do falso sequestro deixa “família” em pânico em Tobias Barreto-SE
Tentativa de golpe do falso sequestro deixa “família” em pânico em Tobias Barreto-SE
http://2.bp.blogspot.com/-nGb2aeWgFoU/VPTPwjqSxJI/AAAAAAAAnbw/1OWEubS152w/s1600/152.jpg
http://2.bp.blogspot.com/-nGb2aeWgFoU/VPTPwjqSxJI/AAAAAAAAnbw/1OWEubS152w/s72-c/152.jpg
Portal Tobiense
http://www.portaltobiense.com.br/2015/03/tentativa-de-golpe-do-falso-sequestro.html
http://www.portaltobiense.com.br/
http://www.portaltobiense.com.br/
http://www.portaltobiense.com.br/2015/03/tentativa-de-golpe-do-falso-sequestro.html
true
1696021387069615240
UTF-8
Carregar todas as matérias Não foram encontradas matérias Ver todas Leia mais Resposta Cancelar resposta Apagar Por Início Páginas Matérias Ver todas Veja também Tópicos Arquivo Buscar Todas as matérias Não foram encontrados resultados para sua pesquisa Início Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir Este conteúdo é PREMIUM Compartilhe para desbloquear Copiar tudo Selecionar tudo Todos os códigos foram copiados para a área de transferência Não é possível copiar os códigos / textos, por favor pressione [CTRL] + [C] (ou CMD + C com Mac) para copiar