Decisão da suprema corte pró-casamento gay gera celebração global

  A decisão da Suprema Corte dos Estados Unidos, nesta sexta-feira (26), que tornou o casamento entre pessoas do mesmo sexo garantido pela Constituição em todo o país gerou uma imensa repercussão em todo o mundo. Lideranças políticas, artistas e ativistas comemoraram a iniciativa. Para expressarem seu apoio, através das redes sociais, as pessoas estão alterando a cor de suas fotos de perfis incluindo as cores do arco-iris, símbolo da luta dos homossexuais. No Brasil, os perfis da presidente Dilma e do ex-presidente Lula fizeram a homenagem, além de parlamentares como Jean Wyllys e Jandira Feghali. O fundador e CEO do Facebook, Mark Zuckerberg, também alterou a sua imagem.
  A decisão da Suprema Corte veio em resposta a uma ação coletiva que tramitava na Justiça americana e é tomada como jurisprudência para casos semelhantes. A notícia é uma vitória da luta de anos de ativismo e batalhas judiciais dos movimentos pelos direitos civis de homossexuais.
  Em discurso, o presidente americano, Barack Obama, homenageou os "heróis anônimos" que lutaram pelo reconhecimento legal do casamento gay. Antes, no Twitter, ele havia afirmado que a decisão era um "grande passo em nossa marcha pela igualdade". Depois da decisão, ativistas tomaram a frente da Suprema Corte e cantaram o hino nacional com bandeiras do movimento.

ABAIXO MATÉRIA DA AGÊNCIA BRASIL:
DECISÃO QUE GARANTE CASAMENTO GAY REAFIRMA IGUALDADE, DIZ OBAMA
  Leandra Felipe – Correspondente da Agência Brasil/EBC Edição: Maria Claudia
Após a decisão da Suprema Corte dos Estados Unidos, proferida hoje (26), que garante o direito do casamento gay para casais homossexuais, o presidente Barack Obama disse que a mudança ressalta a igualdade dos norte-americanos. "Quando todos os americanos são tratados como iguais, nós todos somos mais livres", disse, em um discurso na Casa Branca.
  A decisão apertada da Suprema Corte, por cinco votos a quatro, estabeleceu garantias constitucionais da proteção igualitária ao matrimônio entre pessoas do mesmo sexo. A partir de agora, os tribunais estaduais não podem mais proibir casamentos entre homossexuais. Todos os 50 estados devem obedecer a lei.
Um dos juízes mais conservadores segundo a imprensa norte-americana, Anthony Kennedy, escreveu em nome da corte que a decisão é uma esperança para os homossexuais que querem se casar. “As pessoas que querem uma união com o mesmo sexo, já não serão condenadas a viver na solidão, excluídas das mais antigas instituições de nossa civilização. Elas pedem a mesma dignidade aos olhos da lei. A Constituição lhes garante esse direito”.
  Kennedy votou com os quatro juízes liberais a favor e garantiu que a lei fosse alterada. Do lado de fora da Suprema Corte, manifestações favoráveis e contra a decisão aconteceram durante e após o anúncio da sentença.
  A mudança também garante que casamentos celebrados em estados que permitiam o casamento possam ter valor legal nos estados que proibiam.
Antes de se pronunciar na Casa Branca, Barack Obama comentou a decisão em sua conta no Twitter e no Facebook. “Hoje damos um grande passo na busca da igualdade. Agora os casais do mesmo sexo podem se casar”. Ele usou a hashtag #lovewon (o amor ganhou) no Twitter e postou uma foto em seu perfil no Facebook. Milhares de usuários compartilharam a mensagem de Obama.


Brasil 247 

COMENTÁRIOS

Nome

Amadense,23,arrastão,1,Bolsa Família,9,Cisternas na Escola,1,cultura,17,danos morais,1,Descaso,6,destaques,2608,educação,47,entretenimento,803,esportes,518,eventos,4,Itabaianinha,37,Itabaianinha FM,152,Itapicuru,91,Mostra literária,3,mundo,222,notícias,1820,Pedro Meneses,9,PIS/Pasep,1,Poço Verde,55,polícia,800,política,315,Riachão do Dantas,9,Rio Real,13,Simão Dias,2,tecnologia,8,Tobias Barreto,698,turismo,1,vaquejada,1,vídeos,19,
ltr
item
Portal Tobiense : Decisão da suprema corte pró-casamento gay gera celebração global
Decisão da suprema corte pró-casamento gay gera celebração global
http://1.bp.blogspot.com/-gJvO4CiaXDU/VY36gMM61DI/AAAAAAAArNI/cCorFKkpEus/s320/images-cms-image-000442456.jpg
http://1.bp.blogspot.com/-gJvO4CiaXDU/VY36gMM61DI/AAAAAAAArNI/cCorFKkpEus/s72-c/images-cms-image-000442456.jpg
Portal Tobiense
http://www.portaltobiense.com.br/2015/06/decisao-da-suprema-corte-pro-casamento.html
http://www.portaltobiense.com.br/
http://www.portaltobiense.com.br/
http://www.portaltobiense.com.br/2015/06/decisao-da-suprema-corte-pro-casamento.html
true
1696021387069615240
UTF-8
Carregar todas as matérias Não foram encontradas matérias Ver todas Leia mais Resposta Cancelar resposta Apagar Por Início Páginas Matérias Ver todas Veja também Tópicos Arquivo Buscar Todas as matérias Não foram encontrados resultados para sua pesquisa Início Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir Este conteúdo é PREMIUM Compartilhe para desbloquear Copiar tudo Selecionar tudo Todos os códigos foram copiados para a área de transferência Não é possível copiar os códigos / textos, por favor pressione [CTRL] + [C] (ou CMD + C com Mac) para copiar