Deputado alerta para crise no sistema penitenciário sergipano

 “O nosso sistema prisional é um barril de pólvora que pode explodir a qualquer momento”. Foi com esse alerta que o deputado estadual Georgeo Passos (PTC) chamou atenção para a crise penitenciária em Sergipe. O parlamentar utilizou o grande expediente da sessão plenária da Alese nesta quinta-feira, 25, para falar sobre o problema, onde existe atualmente a possibilidade de interdição de uma das maiores unidades prisionais: o Compemcan.
 Georgeo lembrou que este é um problema que se arrasta desde 2012, quando uma decisão do Juiz da 7ª Vara Criminal no procedimento administrativo número 201220701412, proibiu o Estado de enviar novos presos ao Complexo Penitenciário Dr. Manoel Carvalho Neto – Compemcan – localizado em São Cristóvão. Após visitas realizadas, o Magistrado constatou que havia superlotação da unidade, dentre outros problemas.
 “Lá existem 800 vagas, mas o Complexo estava abrigando mais de 2 mil detentos”, lembrou Georgeo. “Após a decisão, o Governo impetrou Mandado de Segurança (Processo n 201400114221) e pediu ao Tribunal de Justiça de Sergipe que reformasse a decisão, mas não obteve êxito. Os desembargadores do TJ mantiveram a decisão de primeiro grau. Em 2015, o Estado manejou Recurso Ordinário ao STJ, tendo o Presidente do TJSE suspendido a interdição”, explicou o parlamentar.
 Contudo, nesta semana, o Superior Tribunal de Justiça – STJ – indeferiu o pedido de liminar requerido pelo Governo de Sergipe. “O Estado chegou a prometer a criação de novas vagas, mas percebemos que está empurrando esse problema com a barriga. Passo todos os dias em frente à Penitenciária de Areia Branca que está pronta, mas não pode ser colocada em funcionamento por falta de servidores. A mesma situação acontece com o Presídio de Estância”, assegurou o deputado.
 “Rebeliões estão acontecendo com frequência, inclusive, com morte de um Agente Prisional em Nossa Senhora da Glória, os funcionários estão trabalhando sem as mínimas condições, com efetivo reduzido e com salários atrasados, fatos estes que comprometem todo o sistema prisional sergipano, o concurso público foi anunciado, porém não saiu do papel, até quando o governo ficará omisso?”, indagou Georgeo.
 “Está claro que o Governo não se mostra preocupado com esse grave e iminente problema. Pode acontecer de pessoas serem presas e postas em liberdade pela Justiça por não ter onde abrigá-las – o que aumenta ainda mais a sensação de impunidade e, por consequência, a violência. Já não bastasse os problemas da saúde, educação e da segurança pública, agora tem o do complexo penitenciário. É um absurdo que estejamos passando por essa situação”, completou Georgeo.

Dia do Soldado
 No pequeno expediente, o deputado Georgeo Passos utilizou a tribuna para parabenizar os policiais militares e os bombeiros militares do Estado de Sergipe pela passagem do Dia do Soldado, celebrado neste 25 de agosto. O parlamentar lamentou a situação vivida pela categoria, com atrasos de salários, e pediu sensibilidade ao Governo do Estado. “Este é um dia que, creio eu, não há muito o que se comemorar”, afirmou.
 “É preciso muita força para superar esse momento de dificuldade em que estes e os demais servidores estão enfrentando. Apesar de tudo, gostaria de parabenizar os bravos homens e mulheres que fazem parte da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros Militar. Esperamos que o governador seja sensível a situação enfrentada por eles, assim como a todos os servidores, aposentados e pensionistas”, finalizou Georgeo.


Por: Daniel Almeida Soares
Foto:^Agencia Alese

COMENTÁRIOS

Nome

Amadense,23,arrastão,1,Bolsa Família,9,Cisternas na Escola,1,cultura,17,danos morais,1,Descaso,6,destaques,2657,educação,48,entretenimento,816,esportes,524,eventos,4,Itabaianinha,38,Itabaianinha FM,152,Itapicuru,97,Mostra literária,3,mundo,223,notícias,1830,Pedro Meneses,9,PIS/Pasep,1,Poço Verde,55,polícia,808,política,322,Riachão do Dantas,11,Rio Real,13,Simão Dias,2,tecnologia,8,Tobias Barreto,723,turismo,1,vaquejada,1,vídeos,19,
ltr
item
Portal Tobiense : Deputado alerta para crise no sistema penitenciário sergipano
Deputado alerta para crise no sistema penitenciário sergipano
https://2.bp.blogspot.com/-v4D8oWOY2JU/V7-WJtTtXkI/AAAAAAAAzxw/TkCQ5rlF00EXGV7vD5FcA3hYQm3Ke5SJwCLcB/s320/1990142603-presidio-tobias-barreto.jpg
https://2.bp.blogspot.com/-v4D8oWOY2JU/V7-WJtTtXkI/AAAAAAAAzxw/TkCQ5rlF00EXGV7vD5FcA3hYQm3Ke5SJwCLcB/s72-c/1990142603-presidio-tobias-barreto.jpg
Portal Tobiense
http://www.portaltobiense.com.br/2016/08/deputado-alerta-para-crise-no-sistema.html
http://www.portaltobiense.com.br/
http://www.portaltobiense.com.br/
http://www.portaltobiense.com.br/2016/08/deputado-alerta-para-crise-no-sistema.html
true
1696021387069615240
UTF-8
Carregar todas as matérias Não foram encontradas matérias Ver todas Leia mais Resposta Cancelar resposta Apagar Por Início Páginas Matérias Ver todas Veja também Tópicos Arquivo Buscar Todas as matérias Não foram encontrados resultados para sua pesquisa Início Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir Este conteúdo é PREMIUM Compartilhe para desbloquear Copiar tudo Selecionar tudo Todos os códigos foram copiados para a área de transferência Não é possível copiar os códigos / textos, por favor pressione [CTRL] + [C] (ou CMD + C com Mac) para copiar