Cresce o número de transferências de pacientes da região centro sul com suspeita de AVC



 Com apenas uma viatura de atendimento avançado, USA,  para atender toda a região centro sul do estado de Sergipe, o serviço de atendimento móvel de urgência, SAMU, tem se desdobrado para dar conta da grande demanda de transferências de pacientes que dão entrada nos Hospitais da região com suspeita de acidente vascular cerebral, AVC.
 Nos casos em que o SAMU é acionado para fazer esse tipo de transporte, cerca de 230  mil pessoas, conforme dados do IBGE,   ficam desabastecidas do serviço e caso aconteça algum acidente na região que precise do atendimento de urgência essa ocorrência não poderá ser atendida. Segundo informações, por conta do fechamento das unidades do SAMU dos municípios de Indiaroba e Itabaianinha, a região conta apenas com 1 viatura USA ( Unidade de Serviço Avançado) e 3 USB (Unidade de Serviço Básico) para atender aos chamados não só de Estância, mas também das cidades de Arauá, Boquim, Cristinápolis, Pedrinhas, Tomar do Geru, Itabaianinha, Santa Luzia, Umbaúba e Indiaroba. Além do mais, quando há necessidades, os profissionais são deslocados para outras regionais, como conta um servidor da FHS.
“Quando precisa em outra regional mandam nossa viatura também. Já teve casos de irmos para Poço Verde e Tobias Barreto” declarou um servidor.
 Caso um cidadão   do município de Cristinápolis tenha uma suspeita de AVC e precise de atendimento, a viatura do  SAMU de Estância irá  percorrer aproximadamente 286,4 km, desde  sua ida até a cidade de Cristinápolis, o retorno para o HRE, a transferência para o HUSE (tomógrafo), o retorno para Estância e por fim, a ida para sua residência. Caso receba alta médica e não seja transportado pelo SAMU, o percurso da viatura de atendimento diminui para 238,2Km.
Caso o Hospital Regional de Estancia possuísse o aparelho de tomografia, ou fizesse uma parceria com a clínica local que é conveniada ao SUS, os pacientes seriam submetidos a menos tempo de viagens e o estado gastaria menos com esse tratamento, além do mais, a população não ficaria desabastecida da viatura do SAMU. Conforme os servidores do SAMU, tem aumentado, e muito, a quantidade de transferências para Aracaju para exames de tomografia.
TOMOGRAFIA PARTICULAR:
 Em alguns casos, familiares de vítimas de AVC, com receio  da demora ocasionada com a viagem até a capital, procuram a Clínica Saúde Center, que fica a poucos metros do hospital e realizam o procedimento de forma particular. A clínica funciona 24h e realiza exames com  contraste.
SUS:
 No caso dos pacientes da atenção básica de Estância e demais nove cidades que compõem a regional, caso necessitem realizar o exame é só solicitar ao médico, haja visto o contrato entre o município e a entidade que disponibiliza 400 exames mês.

COMENTÁRIOS


Nome

Amadense,23,arrastão,1,Bolsa Família,9,Cisternas na Escola,1,cultura,17,danos morais,1,Descaso,6,destaques,2686,educação,48,entretenimento,822,esportes,526,eventos,4,Itabaianinha,39,Itabaianinha FM,152,Itapicuru,97,Mostra literária,3,mundo,223,notícias,1836,Pedro Meneses,9,PIS/Pasep,1,Poço Verde,55,polícia,812,política,325,Riachão do Dantas,14,Rio Real,13,Simão Dias,2,tecnologia,8,Tobias Barreto,745,turismo,1,vaquejada,1,vídeos,19,
ltr
item
Vem Aí Portal Sergipano: Cresce o número de transferências de pacientes da região centro sul com suspeita de AVC
Cresce o número de transferências de pacientes da região centro sul com suspeita de AVC
https://2.bp.blogspot.com/-FKwO9ZgU8Kg/WCXS3MsuByI/AAAAAAAA1GY/aIpOzVy82Q8fvm-jpZSCes-whOHPbISoACLcB/s320/2067.jpg
https://2.bp.blogspot.com/-FKwO9ZgU8Kg/WCXS3MsuByI/AAAAAAAA1GY/aIpOzVy82Q8fvm-jpZSCes-whOHPbISoACLcB/s72-c/2067.jpg
Vem Aí Portal Sergipano
http://www.portaltobiense.com.br/2016/11/cresce-o-numero-de-transferencias-de.html
http://www.portaltobiense.com.br/
http://www.portaltobiense.com.br/
http://www.portaltobiense.com.br/2016/11/cresce-o-numero-de-transferencias-de.html
true
1696021387069615240
UTF-8
Carregar todas as matérias Não foram encontradas matérias Ver todas Leia mais Resposta Cancelar resposta Apagar Por Início Páginas Matérias Ver todas Veja também Tópicos Arquivo Buscar Todas as matérias Não foram encontrados resultados para sua pesquisa Início Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir Este conteúdo é PREMIUM Compartilhe para desbloquear Copiar tudo Selecionar tudo Todos os códigos foram copiados para a área de transferência Não é possível copiar os códigos / textos, por favor pressione [CTRL] + [C] (ou CMD + C com Mac) para copiar