Decisão da Justiça determina que Caixa não abrirá aos sábados

 Cumprindo determinação da 8ª Vara do Trabalho de Aracaju, as agências da Caixa Econômica Federal não abriram no último sábado (25), e não abrirão amanhã, (4). 
 O banco anunciou que funcionaria aos sábados, excepcionalmente, até o final do mês de junho de 2017, ‘para tirar dúvidas da população sobre os saques de contas inativas do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS)’.
 Na semana passada, a Justiça atendeu pedido do Sindicato dos Bancários de Sergipe (SEEB/SE) e determinou à Caixa Econômica Federal “se abstenha de exigir” de seus empregados bancários o trabalho nos dias de sábado.
 Para os sindicalistas, a medida do banco, anunciada no último dia 18, fere frontalmente Convenção Coletiva de Trabalho - Aditivo a CCT 2016/2018, norma que rege a relação entre bancários e o Sistema Financeiro. 
 “A folga no sábado é uma conquista histórica dos bancários. Lembramos ainda que a Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT) também proíbe trabalho nos finais de semana. Nesses casos, a hora não pode ser compensada, deve ser paga como hora extra”, afirma a presidenta do SEEB/SE, Ivânia Pereira.
 Ainda segundo Ivânia Pereira, “em todo o país, os sindicatos e entidades representativas da categoria não aceitarão a precarização do trabalho com o excesso de jornada na Caixa. O banco precisa contratar mais empregados para atender as demandas crescentes”.
 No caso de desobediência por parte do banco, a multa foi  estipulada em R$ 10.000,00 (dez mil reais).

Nenhum comentário

Portal Tobiense

Beauty