Historiadores Inauguram Busto do Ilustre Tobiense Epifânio Dória

  Na manhã desta sexta-feira (07), foi inaugurada na fazenda Barro Caído, município de Tobias Barreto o busto de Epifânio da Fonseca Dória, a homenagem foi concretizada através da iniciativa do historiador Pedro Menezes, o monumento foi confeccionado pelo artista plastico e também historiador Elias Felipe, na solenidade estiveram presentes familiares de Epifânio, jornalistas, escritores, historiadores e demais populares. O local foi escolhido pois foi na fazenda barro caído o lugar onde nasceu Epifânio. Hoje a propriedade pertence ao Fazendeiro Naldo da Capitoa que cedeu o espaço para a homenagem.

Saiba quem foi Epifânio Dória  
  Seu nome é Epifânio da Fonseca Dória e Menezes, que nasceu em 7 de abril de 1884, na fazenda Barro Caído, município de Tobias Barreto. Documentarista, jornalista e pesquisador, Epifânio dirigiu a Biblioteca do Estado de Sergipe de 1914 a 1943. Tornou-se ainda presidente do Instituto Histórico e Geográfico de Sergipe, membro da Associação Sergipana de Imprensa, da Academia Sergipana de Letras e de várias instituições literárias do Brasil e do exterior.
 Em 1935, o documentarista torna-se deputado estadual e em 1937, no governo Eronildes de Carvalho, ele é nomeado secretário de Estado da Justiça, Agricultura e Fazenda. Em 8 de junho de 1976 ele morre – vítima de câncer no aparelho digestivo. Atualmente, ele é considerado um dos mais competentes e importantes conservadores das fontes históricas de Sergipe.



Nenhum comentário

Portal Tobiense

Beauty