Sergipe é o estado com maior número de casos de sífilis do nordeste

 A secretaria de Estado da Saúde (SES), através da Divisão de Vigilância Sanitária, emitiu nota técnica que recomenda a solicitação rotineira de exame para detecção de sífilis em pacientes do sexo masculino, tanto em unidades da rede pública quanto em unidades da rede privada. A nota, recomendada aos profissionais da saúde, das Secretarias Municipais da Saúde, dos Conselhos Regionais de Medicina e Enfermagem, dos sindicatos e da Sociedade Médica de Sergipe, foi a primeira do Brasil, sendo comunicada e aprovada pelo Ministério da Saúde (MS).
 De acordo com o gerente do Programa Estadual de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST/Aids), o médico Almir Santana, a intenção de tornar constante a solicitação médica do exame ou teste rápido em homens se dá em função de uma epidemia de sífilis. “O preconizado pelo MS é identificar, em média, menos de um caso de sífilis congênita [quando o bebê nasce com sífilis] para cada mil nascidos vivos. Em Sergipe, temos em torno de 10 casos para cada mil nascidos vivos, aproximadamente. Uma estimativa alarmante, que o caracteriza como estado nordestino com maior número de casos de sífilis congênita. Diante desse dado, o ideal é identificar o quanto antes o maior número possível de sífilis em gestantes para, a partir daí, orientar essas mães para o tratamento que se inicia no pré-natal, cuja qualidade é responsabilidade da Rede de Atenção Básica”, explicou o gerente.
 Segundo a técnica da Gerência de IST’s da SES, Fernanda Costa, no primeiro trimestre de 2016, Sergipe registrou 81 casos de sífilis em gestantes. Até o último dia 5, chegou a 58 o número de casos. Já a sífilis congênita somou 69 casos no primeiro trimestre de 2016 e até a mesma data de 2017, 49 casos. No que diz respeito à sífilis congênita, lideram no ranking os municípios de Nossa Senhora do Socorro (10 casos), Aracaju (seis casos) e Itabaianinha (quatro casos).
 “Esses dados são notificados pelos municípios através das maternidades e Unidades Básicas de Saúde [UBSs]. Não são dados considerados positivos e quando deslocamos equipes da Gerência de IST’s da SES para monitoramento e supervisão nos municípios com maior índice de sífilis congênita, percebemos que há mais casos a serem registrados”, ressaltou Fernanda.
A doença
 A sífilis é uma infecção adquirida através da relação sexual, quando não há uso de camisinha, independentemente da idade ou do sexo de quem a pratica. A contaminação nem sempre ocasiona a manifestação de sintomas, o que a caracteriza como infecção, às vezes, silenciosa por meses ou até anos. O primeiro sintoma surge a partir de pequenas feridas nos órgãos genitais (pênis, vagina ou ânus) chamada cancro duro, que não dói, não gera pus e desaparece sozinha mesmo que não haja a cura. O segundo estágio da manifestação dessa infecção se dá com queda de cabelo, feridas no corpo, especialmente em mãos e pés, que não coçam.
Consequências
 Sem tratamento, a sífilis pode trazer agravos muito grandes para o sistema nervoso e para o coração, a exemplo de cegueira, demência e aneurisma de aorta (dilatação da artéria aorta). Porém, a maior problemática enfrentada pela rede pública de saúde é a sífilis congênita, que se manifesta quando a mãe não realiza o pré-natal corretamente. A mãe só infecta a criança quando não descobre a presença de sífilis ou quando descobre e não faz o tratamento.
 “Há também a possibilidade de a mãe descobrir a sífilis tardiamente, por isso o ideal é que o exame seja feito assim que ela identifica a gravidez. Quando infectado e não tratado, o bebê apresenta sequelas, como infecção no nariz (pus), má formação no esqueleto e lesão no sistema nervoso, quando chega a nascer. Às vezes, o bebê chega a vir a óbito antes mesmo do nascimento”, explicou Almir Santana.
Tratamento
 O tratamento em combate à sífilis é rápido, assim como o diagnóstico, que pode ser feito com um teste simples, com resultado em até 20 minutos. No caso da sífilis primária, uma única dose de penicilina benzatina intramuscular já é suficiente para pôr fim à bactéria Treponema pallidum, transmissora da infecção. O medicamento é disponibilizado em UBSs e aplicado aos bebês, mesmo após o nascimento.
 “Alertamos as mães para a realização do pré-natal junto com o parceiro, uma vez que quando falamos em sífilis a maior problemática de saúde pública é a infecção congênita. Além disso, é extremamente importante o uso de camisinha também nas relações sexuais durante a gravidez”, enfatizou o gerente do Programa IST/AIDS.

COMENTÁRIOS

Nome

Amadense,23,arrastão,1,Bolsa Família,9,Cisternas na Escola,1,cultura,17,danos morais,1,Descaso,6,destaques,2605,educação,47,entretenimento,803,esportes,518,eventos,4,Itabaianinha,37,Itabaianinha FM,152,Itapicuru,91,Mostra literária,3,mundo,222,notícias,1818,Pedro Meneses,9,PIS/Pasep,1,Poço Verde,55,polícia,797,política,315,Riachão do Dantas,9,Rio Real,13,Simão Dias,2,tecnologia,8,Tobias Barreto,696,turismo,1,vaquejada,1,vídeos,19,
ltr
item
Portal Tobiense : Sergipe é o estado com maior número de casos de sífilis do nordeste
Sergipe é o estado com maior número de casos de sífilis do nordeste
https://1.bp.blogspot.com/-n8S8gXgT6mg/WPVc-FEe3FI/AAAAAAAA388/-3fqQCxEemsgmbQYhkceBsb3-EfF2DFXQCLcB/s400/c81pe428pbb1c5xpo1ocypwsc.jpg
https://1.bp.blogspot.com/-n8S8gXgT6mg/WPVc-FEe3FI/AAAAAAAA388/-3fqQCxEemsgmbQYhkceBsb3-EfF2DFXQCLcB/s72-c/c81pe428pbb1c5xpo1ocypwsc.jpg
Portal Tobiense
http://www.portaltobiense.com.br/2017/04/sergipe-e-o-estado-com-maior-numero-de.html
http://www.portaltobiense.com.br/
http://www.portaltobiense.com.br/
http://www.portaltobiense.com.br/2017/04/sergipe-e-o-estado-com-maior-numero-de.html
true
1696021387069615240
UTF-8
Carregar todas as matérias Não foram encontradas matérias Ver todas Leia mais Resposta Cancelar resposta Apagar Por Início Páginas Matérias Ver todas Veja também Tópicos Arquivo Buscar Todas as matérias Não foram encontrados resultados para sua pesquisa Início Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir Este conteúdo é PREMIUM Compartilhe para desbloquear Copiar tudo Selecionar tudo Todos os códigos foram copiados para a área de transferência Não é possível copiar os códigos / textos, por favor pressione [CTRL] + [C] (ou CMD + C com Mac) para copiar