Rajadas de vento podem voltar a ocorrer com chuvas intensas em Sergipe

A instabilidade climática registrada na capital sergipana na manhã desta quarta-feira (05) chegou para ficar, pelo menos até a quinta-feira (6), conforme previsão do Centro de Meteorologia de Sergipe.

As chuvas torrenciais ou trovoadas, como chama o sertanejo, atingem o estado desde a tarde de ontem (04).

No boletim do tempo, emitido pelo Centro de Análises e Previsão do Tempo e Clima, Meteorologia e Mudanças Climáticas (CMT), do Governo de Sergipe, é observada sobre o estado a aproximação de nuvens carregadas no Alto Sertão sergipano pela parte Norte do estado, caracterizando um clima com possibilidade de pancadas de chuvas isoladas a qualquer momento devido aos sistemas atmosféricos atuantes que causam instabilidades.

Segundo o meteorologista Overland Amaral, nos próximos dias são esperadas chuvas moderadas para Aracaju e toda faixa litorânea, com valores acumulados entre 25 e 30mm. Já nas regiões Agreste e Alto Sertão, as chuvas serão mais intensas e o acumulado pode chegar a 50mm. Ele diz também que as chuvas podem vir acompanhadas de rajadas de vento, relâmpagos e trovões.

Overland revela que esse tipo de instabilidade climática é comum nesse período. “São as chamadas chuvas convectivas de verão, essas chuvas são causadas devido aos dias de calor excessivo, quando o ar quente sobe à atmosfera, pois se torna mais leve, criando um deslocamento vertical de massa aquecida de ar, provocando essas chuvas que podem ser intensas e também podem vir acompanhadas de trovoadas, relâmpagos e rajadas de ventos”, explica.

Overland explica ainda que esse tipo de chuva, nesse período, pode se apresentar de forma benéfica para reserva de água e para os recursos hídricos e também para a agricultura. “As condições climáticas que estamos prevendo devem permanecer nos próximos meses, com variação de normal a acima da média em todas as regiões, o que favorece o período de plantio”, disse.

Alerta
A Defesa Civil Estadual conta com um sistema de alerta, via SMS. Quem desejar receber os alertas deve enviar mensagem para o número 40199, informando o CEP da localidade. Situações de emergência devem ser informadas pelo telefone 193. Na capital, intercorrências também podem ser informadas pelo número 199.

 

Edição de texto: Monica Pinto

 

Verifique também

URGENTE: Live da Verdade revela suposto esquema criminoso sobre habite-se na gestão do ex-prefeito Dílson de Agripino

🚨 ESQUEMA CRIMINOSO DOS GRANDES! Durante a transmissão de uma live no Facebook, na noite …