Aracaju e Tobias Barreto são as cidades com mais denúncias eleitorais

0
132

Cidades registraram, respectivamente, 143 e 45 denúncias.

Até esta quinta-feira, 4, foram registradas no aplicativo “Pardal”, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE)  mais de 20 mil denúncias referentes a campanha eleitoral deste ano. Destas,  319  são referentes ao estado de Sergipe.

Fazendo o detalhamento dos dados, é possível observar que 143 ocorrências são provenientes da capital Aracaju, 45 de Tobias Barreto, 27 de Lagarto, 11 de  Nossa Senhora do Socorro , 7 de  São Cristóvão e outras 7 de Itabaiana. Há ainda registros  de nas cidades de  Umbaúba, Santana do São Francisco, Poço Redondo, Pacatuba, Nossa Senhora da Lourdes, Macambira, Indiaroba, Gararu, e Barra dos Coqueiros, sendo 1 por localidade.

Os casos envolvem denúncias referentes à propaganda eleitoral (maioria delas),  crimes eleitorais, uso da máquina pública, compra de votos e doações ilegais.

De acordo com o TRE, para realizar a denúncia, é necessário acessar o Pardal, preencher os campos obrigatórios, bem como fornecer detalhes e provas referentes ao fato denunciado: localização, nomes dos envolvidos, vídeos, fotos, áudios, etc, Durante o preenchimento do formulário, o cidadão pode solicitar sigilo em relação à sua identidade.

Caso o eleitor detecte alguma irregularidade em propagandas de candidatos nas redes sociais, por exemplo, é importante que coloque o URL (endereço do site ou do blog) da postagem junto à denúncia.

Por Daniel Villas-Bôas

*Com informações do TRE-SE

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.