Segunda-feira, 2 de novembro, dia de Finados ou Dia dos Mortos é celebrado pela Igreja Católica

Desde o século II, alguns cristãos rezavam pelos falecidos, visitando os túmulos dos mártires para rezar pelos que morreram. No século V, a Igreja dedicava um dia do ano para rezar por todos os mortos, pelos quais ninguém rezava e dos quais ninguém lembrava. Também o abade Odilo de Cluny, em 998, pedia aos monges que orassem pelos mortos. Desde o século XI os Papas Silvestre II (1009), João XVII (1009) e Leão IX (1015) obrigam a comunidade a dedicar um dia aos mortos. No século XIII esse dia anual passa a ser comemorado em 2 de novembro, porque 1 de novembro é a Festa de Todos os Santos. A doutrina católica evoca algumas passagens bíblicas para fundamentar sua posição (cf. Tobias 12,12;  1,18-20; Mt 12,32 e II Macabeus 12,43-46), e se apóia em uma prática de quase dois mil anos.[1]

Dia de Finados em GuanajuatoMéxico

Segundo Léon Denis,[2] um autor e médium espírita, o estabelecimento de uma data específica para a comemoração dos mortos é uma iniciativa dos druidas, pessoas encarregadas das tarefas de aconselhamento, ensino, jurídicas e filosóficas dentro da sociedade celta, que acreditavam na continuação da existência depois da morte. Reuniam-se nos lares, e não nos cemitérios, no primeiro dia de novembro, para homenagear e evocar os mortos.

Desse modo, seus entes queridos visitam os túmulos e, em geral, os decoram com flores. Muitas vezes, velas são acesas em menção as luzes dedicadas aos espíritos dos que se foram seguidas de orações em sua homenagem.

Por outro lado, o nascimento de um ser humano é celebrado devido a mais uma vida que se inicia e os cuidados com o novo membro social é visto, por todos, como uma continuidade da espécie. Nesse sentido, o Estado é visto como um membro complementar e norteador da conduta cuidadora da sociedade, devendo garantir os meios necessários para a garantia da sobrevivência de cada indivíduo.

 

Direto da redação 

 

Veja Também

Hoje o futebol sangra.Descanse em paz, Diego Armando Maradona

Dia 25 de Novembro de 2020.Hoje, o futebol perdeu um de seus maiores gênios.O maior …

Open chat
Fale Conosco