AUMENTA NÚMERO DE ABERTURA DE EMPRESAS NO MUNICÍPIO

Tobias Barreto tem registrado crescimento no número de novas empresas comparado aos anos anteriores. Em 2016, por exemplo, o número de empresas abertas (com MEI) fechou em 174. 

No ano de 2017 foram contabilizadas a abertura de 217 novas empresas, e em 2018, esse número cresceu para 257, ficando em 5º lugar no estado como o município que mais abriu empresas e ocupa o 3º lugar entre as cidades do interior que mais desenvolveu o comércio. 


Para elevar esse crescimento, a Prefeitura de Tobias Barreto, através da Secretaria de Indústria e Comércio buscou desburocratizar a abertura de empresas, implantando o escritório da JUCESE, evitando o deslocamento até a capital; atualização/implementação da Lei Ordinária nº 1129/2017 que regulamenta no Município o tratamento diferenciado e favorecido ao microempreendedor individual, microempresas e empresas de pequeno porte. Implantou a “Sala do Empreendedor”, com o objetivo de facilitar a regularização das atividade informais e oferecer serviços aos Microempreendedores Individuais (MEI). 


Implementou o “Agiliza Sergipe”, que visa facilitar o processo de abertura, alteração e baixa de empresas em Sergipe, gerando facilidade, segurança e agilidade para o cidadão empreendedor. Nomeou Agentes de Desenvolvimento com o intuito de dar continuidade aos programas e projetos contidos na Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas.