TOBIAS BARRETO – Defesa Civil e Deso decidem suspender operação de abastecimento emergencial

0
514

Recarga hídrica eleva nível da barragem do Jabiberi e abastecimento deve ser normalizado gradativamente

Em razão das fortes chuvas ocorridas no Centro-Sul e Agreste sergipano, houve recarga significativa na barragem do Jabiberi, no município de Tobias Barreto. O nível da barragem, que estava – 8,75m, subiu 6 m com as chuvas, faltando apenas 2,75m para verter. Por essa razão, a Deso e o Departamento Estadual de Proteção e Defesa Civil da secretaria de Estado da Inclusão Social (Depec/Seit) decidiram pelo encerramento gradativo das operações emergenciais de fornecimento de água tratada na zona urbana da cidade.

“Iremos reduzir paulatinamente a oferta de água com os caminhões, até que a água da captação esteja decantada e pronta para o consumo”, explica o cel. Alexandre José, diretor da Defesa Civil Estadual. Ainda segundo ele, será feita uma nova avaliação da situação da seca no estado, para então definir sobre a continuidade da Operação Pipa nas demais regiões.

De acordo com o diretor de Manutenção e Operação da Deso, Carlos Anderson Silveira Pedreira, foi importante a união de forças entre Deso, Defesa Civil e as prefeituras de Tobias Barreto e Itapicuru na Bahia (vizinha de Tobias Barreto), para o sucesso da operação. “De fato, as chuvas desse final de semana permitiram uma segurança para a decisão em conjunto com a Defesa Civil de descontinuar gradativamente esse serviço emergencial. Porém, reforçamos que a Adutora de Itapicuru é uma ação permanente, com estudos para uma possível ampliação, e que precisamos do apoio constante da população no tocante ao uso consciente dos recursos hídricos”, pontuou.

Sobre as demais regiões, até que se conclua a reavaliação da Defesa Civil, a Operação Pipa permanece nos municípios de Canindé de São Francisco, Poço Redondo, Porto da Folha, Gararu, Monte Alegre de Sergipe e N. S. da Glória. O Exército se soma à Defesa Civil nestes municípios e atende, ainda, com a Operação Pipa federal, os municípios de Frei Paulo, Carira, Ribeirópolis, N. S. Aparecida, Pinhão e Poço Verde.

 

Fonte: ASN

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.