Superada a crise hídrica, barragem de Tobias Barreto verteu novamente

Ao atingir o volume máximo, a barragem do Jabeberi volta a abastecer a cidade de Tobias Barreto, segundo informou a DESO – Companhia de Saneamento do Estado de Sergipe.

 

Na manhã desta sexta-feira (22), a barragem do Jabeberi atingiu 90% de sua capacidade. A barragem que estava sofrendo com a falta de chuva e com o assoreamento volta à normalidade.  Antes era utilizada apenas para irrigação, mas foi adequada pelos técnicos do Estado no governo de Marcelo Déda para abastecer a população de Tobias Barreto até o ano de 2037.

O problema com o abastecimento de água no município não é novo. Desde quando foi construída, há quase 30 anos, a barragem nunca passou por uma limpeza, a lama de todo esse tempo, comprometeu cerca de 50% da capacidade de armazenamento. Em decorrência da crise hídrica, foi preciso tomar medidas como racionar o consumofazer valer o uso consciente da água e investir em novas fontes de captação dos recursos hídricos.

Preocupado com a situação, nesta terça-feira, 19, o prefeito Diógenes José de Oliveira Almeida, se reuniu com o Ministro do Desenvolvimento Regional, Gustavo Canuto, para tratar de temas cruciais para o desenvolvimento de Tobias Barreto em curto e médio prazos, como abastecimento de água e habitação.

“Abordamos o pedido de apoio emergencial, com a contratação de 20 carros pipa para serem usados na zona urbana e rural, cujo valor é de R$ 815 mil, sendo que a proposta já foi analisada e aprovada”, resume o prefeito Diógenes Almeida.

Segundo ele, resta apenas a conclusão da operação da Defesa Civil estadual para que o município inicie esse projeto. Outro assunto, mas ainda relacionado ao abastecimento, foi ampliação da adutora que vem de Itapicuru, com a perfuração de mais três poços interligados à rede já existente – uma obra de R$ 3 milhões.

“Também solicitamos a limpeza da barragem, para que ela possa nos atender melhor e para que possamos evitar qualquer dano”, ressalta o prefeito. Nesse caso, a proposta ainda será avaliada a partir de uma visita da equipe federal para identificar o grau de necessidade. “Essa ação não seria emergencial e sim a médio prazo”, reforça Diógenes.

Força tarefa

Por conta da Crise Hídrica, o prefeito de Tobias Barreto, Diógenes Almeida, solicitou ao governo do estado a criação de uma força-tarefa para reforçar o sistema de abastecimento de água do município.

“Estamos trabalhando em três frentes. Primeiro dividimos a cidade em 19 Distritos com caixas D’água de 10 e 20 mil litros de água potável; segundo, estamos finalizando a execução da rede para trazer água dos poços de Catu para Tobias Barreto. E por fim, estamos abastecendo a cidade através de caminhões- pipas através de pontos específicos na cidade”, esclareceu.

Porém, as chuvas dos últimos dias provocaram uma rápida mudança no cenário do município situado na região centro sul de Sergipe.

Verifique também

URGENTE: O STF acabou de julgar na madrugada de hoje em definitivo INCONSTITUCIONAL lei sergipana que vedava a promotores de justiça chefiassem o Ministério Público

Com tal decisão do STF , sai fortalecida a Associação Sergipana do Ministério Público – …