Ao atingir o volume máximo, a barragem do Jabeberi volta a abastecer a cidade de Tobias Barreto, segundo informou a DESO – Companhia de Saneamento do Estado de Sergipe.
Na manhã desta sexta-feira (22), a barragem do Jabeberi atingiu 90% de sua capacidade. A barragem que estava sofrendo com a falta de chuva e com o assoreamento volta à normalidade. Antes era utilizada apenas para irrigação, mas foi adequada pelos técnicos do Estado no governo de Marcelo Déda para abastecer a população de Tobias Barreto até o ano de 2037.
O problema com o abastecimento de água no município não é novo. Desde quando foi construída, há quase 30 anos, a barragem nunca passou por uma limpeza, a lama de todo esse tempo, comprometeu cerca de 50% da capacidade de armazenamento. Em decorrência da crise hídrica, foi preciso tomar medidas como racionar o consumo, fazer valer o uso consciente da água e investir em novas fontes de captação dos recursos hídricos.
Preocupado com a situação, nesta terça-feira, 19, o prefeito Diógenes José de Oliveira Almeida, se reuniu com o Ministro do Desenvolvimento Regional, Gustavo Canuto, para tratar de temas cruciais para o desenvolvimento de Tobias Barreto em curto e médio prazos, como abastecimento de água e habitação.
“Abordamos o pedido de apoio emergencial, com a contratação de 20 carros pipa para serem usados na zona urbana e rural, cujo valor é de R$ 815 mil, sendo que a proposta já foi analisada e aprovada”, resume o prefeito Diógenes Almeida.
Segundo ele, resta apenas a conclusão da operação da Defesa Civil estadual para que o município inicie esse projeto. Outro assunto, mas ainda relacionado ao abastecimento, foi ampliação da adutora que vem de Itapicuru, com a perfuração de mais três poços interligados à rede já existente – uma obra de R$ 3 milhões.
“Também solicitamos a limpeza da barragem, para que ela possa nos atender melhor e para que possamos evitar qualquer dano”, ressalta o prefeito. Nesse caso, a proposta ainda será avaliada a partir de uma visita da equipe federal para identificar o grau de necessidade. “Essa ação não seria emergencial e sim a médio prazo”, reforça Diógenes.
Força tarefa
Por conta da Crise Hídrica, o prefeito de Tobias Barreto, Diógenes Almeida, solicitou ao governo do estado a criação de uma força-tarefa para reforçar o sistema de abastecimento de água do município.
“Estamos trabalhando em três frentes. Primeiro dividimos a cidade em 19 Distritos com caixas D’água de 10 e 20 mil litros de água potável; segundo, estamos finalizando a execução da rede para trazer água dos poços de Catu para Tobias Barreto. E por fim, estamos abastecendo a cidade através de caminhões- pipas através de pontos específicos na cidade”, esclareceu.
Porém, as chuvas dos últimos dias provocaram uma rápida mudança no cenário do município situado na região centro sul de Sergipe.