Homeschooling: trocando a sala de aula pela sala de estar

0
43

Você permitira que seu filho não frequentasse uma escola mas recebesse a sua formação em casa? Pode até parecer estranho, mas essa prática, conhecida como homeschooling, é muito comum no Estados Unidos e começa chegar aqui no Brasil. No entanto, há um grande entrave judicial entre as famílias adeptas ao movimento e os órgãos educacionais, como o MEC e seu Conselho Nacional de Educação.

No próximo dia 30 de agosto deste ano de 2018, caberá ao Supremo Tribunal Federal dar o veredito final sobre a legalidade, ou não, da prática de homeschooling no Brasil. Na corte, um processo de 2012 oriundo de uma família da cidade de Canela, no Estado do Rio Grande do Sul, a qual solicitava o direito de sua filha concluir os estudos do ensino médio em casa pois a escola da rede publica de ensino onde a garota estudava juntava na mesma classe alunos de idade e séries diferentes.

Os argumentos favoráveis ao ensino de casa são deveras variados. Os pais argumentam que as condições da educação brasileira não são suficientes para promover uma socialização positiva. Já os órgãos contrários a ação defendem que regras claras para esta possibilidade de ensino devem existir e garantir a formação plena do indivíduo, sem parcialização e com socialização.

E você? Deixaria seu filho trocar a sala de aula pela sala de estar?

 

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.