IPCA é o menor para janeiro em 25 anos e afasta fantasma da inflação

0
179

Após susto com o preço das carnes no fim do ano passado, índice ficou em 0,21%

 

A aposta de uma inflação mais baixa em 2020 em relação a 2019 estimada tanto pelo Banco Central quanto pelo mercado financeiro começou a ser confirmada pelo resultado do Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) de janeiro. O indicado, considerado a inflação oficial do país, desacelerou para 0,21% em janeiro, depois de registrar alta de 1,15% em dezembro, divulgou nesta sexta-feira, 7, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A inflação controlada é um dos pontos chaves para que a economia brasileira volte a crescer – e de maneira sustentável.

O resultado do IPCA é o menor para um mês de janeiro desde o início do Plano Real, em julho de 1994. Em janeiro de 2019, a taxa havia ficado em 0,32%. Apesar de no acumulado dos últimos doze meses o índice estar em 4,19%, ainda acima da meta do ano, de 4%, o susto de disparada nos preços parece ter ficado para trás. Grande vilã no fim de 2019, a carne, passou de uma alta de 18,06% em dezembro para uma queda de 4,03% no mês passado, trazendo maior previsibilidade ao orçamento do brasileiro.

“Tivemos uma alta muito grande no preço das carnes, nos últimos meses do ano passado, devido às exportações para a China e alta do dólar que restringiram a oferta no mercado interno. Agora, percebemos um recuo natural dos preços, na medida em que a produção vai se restabelecendo para atender ao mercado interno”, avaliou o gerente de Índice de Preços do IBGE, Pedro Kislanov. Alguns cortes, apresentaram queda ainda maior. É o caso do filé mignon (-9,72), patinho (-8,32) e alcatra (-5,89).

Já o maior impacto positivo no índice veio do grupo habitação, puxada pelos preços de condomínio (1,39%) e aluguel residencial (0,61%). O setor de transportes também pesou mais no bolso em janeiro, devido a alta do preço da gasolina (0,89%) e o etanol (2,59%). O aumento dos combustíveis tem tirado o presidente Jair Bolsonaro do sério. Nesta semana, por mais de uma oportunidade, ele falou em zerar impostos de combustíveis, principalmente o ICMS, apesar de não apresentar um plano de como ficaria a arrecadação (ou se outros impostos subiriam) caso o plano fosse colocado em prática.

A variação dos preços no mês passado foi calculada com base na nova cesta de produtos e serviços,  para acompanhar mudanças nos hábitos de consumo da população brasileira. O IPCA de janeiro contém preços do transporte por aplicativo, coletados pela primeira vez por um robô virtual. Segundo o gerente da pesquisa, nenhum dos novos itens impactaram no indicador de janeiro. O transporte por app recuou 0,54% no período.

 

Por Larissa Quintino – Atualizado em 7 fev 2020, 10h14 – Publicado em 7 fev 2020, 09h51

 

 

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.