Lira Nª Sª Imperatriz dos Campos 8° Noite do Novenário – Gente esta acabando!

Os habitantes de Tobias Barreto, têm se orgulhado da sua única filarmônica: a Lira Imperatriz dos Campos, que difunde com responsabilidade e compromisso a cultura musical da cidade.

A filarmônica foi criada no dia 3 de janeiro de 1974. Trata-se de uma entidade sem fins lucrativos e que sobrevive da contribuição dos seus sócios, amigos e abnegados, pessoas apreciadoras da arte musical. Desde a sua fundação, a Lira Imperatriz dos Campos, tem desenvolvido relevante trabalho social e cultural na cidade em prol da população de Tobias Barreto, através de sua Escola de Música Maestro José de Oliveira Neto, à qual tem dado oportunidade á crianças, jovens e adultos, não somente da sede do Município, como ainda da zona rural, para aprender a tocar um instrumento musical e acima de tudo de se tornar um bom profissional da música.

Atualmente a Escola de Música atende cerca de 20 alunos, que estão à espera do primeiro contato com o instrumento. Além disso, a Lira Imperatriz dos Campos realiza retretas, acompanha procissões, desfiles cívicos, solenidades de inaugurações, entre outros eventos, para os quais venha a ser convida.

As apresentações da Lira Imperatriz dos Campos atraem um público variado, inclusive, filhos de Tobias Barreto que moram em outras cidades, costumam aparecer em Tobias para verem a banda de sua cidade tocar, sobretudo nas festividades do mês de agosto, período de louvores à padroeira do Município, Nossa Senhora Imperatriz dos Campos, patrona dessa banda.

É dessas e outras formas de agradar o povo de Tobias Barreto, que a Lira Imperatriz dos Campos vem fazendo. Além de abrilhantar os eventos da cidade, a Lira participa de diversos outros acontecimentos em cidades vizinhas, a exemplo de Olindina, Rio Real,Cipó,Crisópolis, todas na Bahia, e em Aracaju, na Praça Fausto Cardoso, dentro do Projeto Bandas.

A Imperatriz dos Campos já participou também de vários concursos de bandas, patrocinados pela Fundação banco do Brasil, ocupando num desses o 2º lugar entre as demais, chegando a atingir seu apogeu, quando gravou seu primeiro disco, com músicas de compositores de Tobias Barreto, a exemplo do Major Eduardo Fonseca ramos e Zé Negócio (José Oliveira Neto).

Contanto atualmente na sua corporação musical com quarenta e dois músicos, a Imperatriz dos Campos possui as presenças de crianças, jovens e adultos que ilustram o seu quadro de componentes.

O seu regente é o jovem professor, João Flávio dos Santos, que tem se empenhado imensamente à frente da regência dessa banda, que engrandece imensamente a cultura de Tobias Barreto.

Redação A Tribuna Cultural – Por jornalista Magno de Jesus

Verifique também

Eleições 2020: propaganda eleitoral no rádio e na TV começa nesta sexta-feira; veja regras

Serão dois blocos de 10 minutos cada um no rádio e na TV, além de …