Lira Nª Sª Imperatriz dos Campos 8° Noite do Novenário – Gente esta acabando!

0
68

Os habitantes de Tobias Barreto, têm se orgulhado da sua única filarmônica: a Lira Imperatriz dos Campos, que difunde com responsabilidade e compromisso a cultura musical da cidade.

A filarmônica foi criada no dia 3 de janeiro de 1974. Trata-se de uma entidade sem fins lucrativos e que sobrevive da contribuição dos seus sócios, amigos e abnegados, pessoas apreciadoras da arte musical. Desde a sua fundação, a Lira Imperatriz dos Campos, tem desenvolvido relevante trabalho social e cultural na cidade em prol da população de Tobias Barreto, através de sua Escola de Música Maestro José de Oliveira Neto, à qual tem dado oportunidade á crianças, jovens e adultos, não somente da sede do Município, como ainda da zona rural, para aprender a tocar um instrumento musical e acima de tudo de se tornar um bom profissional da música.

Atualmente a Escola de Música atende cerca de 20 alunos, que estão à espera do primeiro contato com o instrumento. Além disso, a Lira Imperatriz dos Campos realiza retretas, acompanha procissões, desfiles cívicos, solenidades de inaugurações, entre outros eventos, para os quais venha a ser convida.

As apresentações da Lira Imperatriz dos Campos atraem um público variado, inclusive, filhos de Tobias Barreto que moram em outras cidades, costumam aparecer em Tobias para verem a banda de sua cidade tocar, sobretudo nas festividades do mês de agosto, período de louvores à padroeira do Município, Nossa Senhora Imperatriz dos Campos, patrona dessa banda.

É dessas e outras formas de agradar o povo de Tobias Barreto, que a Lira Imperatriz dos Campos vem fazendo. Além de abrilhantar os eventos da cidade, a Lira participa de diversos outros acontecimentos em cidades vizinhas, a exemplo de Olindina, Rio Real,Cipó,Crisópolis, todas na Bahia, e em Aracaju, na Praça Fausto Cardoso, dentro do Projeto Bandas.

A Imperatriz dos Campos já participou também de vários concursos de bandas, patrocinados pela Fundação banco do Brasil, ocupando num desses o 2º lugar entre as demais, chegando a atingir seu apogeu, quando gravou seu primeiro disco, com músicas de compositores de Tobias Barreto, a exemplo do Major Eduardo Fonseca ramos e Zé Negócio (José Oliveira Neto).

Contanto atualmente na sua corporação musical com quarenta e dois músicos, a Imperatriz dos Campos possui as presenças de crianças, jovens e adultos que ilustram o seu quadro de componentes.

O seu regente é o jovem professor, João Flávio dos Santos, que tem se empenhado imensamente à frente da regência dessa banda, que engrandece imensamente a cultura de Tobias Barreto.

Redação A Tribuna Cultural – Por jornalista Magno de Jesus

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.