O Vale do rio Real “região entre curvas” tem Limites e Pontos Extremos

0
79

Ao Oeste, a curva do rio Real, no povoado Terra Vermelha, em Poço Verde, ao Leste, a curva do rio Real, no povoado Barbeiro em Cristinápolis.

 

O Vale é uma região socioeconômica que abrange os municípios de Tobias Barreto, Tomar do Geru, Itabaianinha, Cristinápolis e Poço Verde no estado de Sergipe, e que se destaca por concentrar uma parcela considerável das atividades comerciais do Estado. O nome deve-se ao fato de que a região é a parte desde inicial da bacia hidrográfica do rio Real.

 

Deve-se ressaltar que o nome, em sentido estrito, é comumente utilizado apenas para se referir a uma região com certas características socioeconômicas, somente correspondendo aproximadamente ao curso superior e médio do rio Real, já que esse rio se estende ainda ao longo de quase todo o comprimento do estado de Sergipe e separa parte deste do estado da Bahia O vale apresenta características agrestinas e sertanejas, assemelhando-se aos municípios baianos que lhe são contíguos. Tem como eixo o rio real, de modo que os municípios situados mais a leste têm características físicas semelhantes à região Agrestina que lhe fica ao norte e o mais ocidental, Poço Verde, em clima semiárido brando tem aspectos mais sertanejos.

 

Na parte Agrestina do Vale, a pecuária extensiva melhorada com pastagens plantadas e gado azebuado, indústrias têxteis, cerâmicas, exploração da pedra e plantação de laranjas são as atividades mais importante, enquanto Poço Verde é um município essencialmente agrícola com o típico complexo sertanejo do milho-feijão-algodão. A área é atravessada pela Viação Férrea Federal Leste Brasileiro, em Tomar do Geru e Itabaianinha, e pela BR-101 (Touros-Rio Grande) que passa por Cristinápolis.

 

Deve-se ressaltar que está havendo uma aceleração do crescimento urbano e este crescimento concentrou-se, principalmente, na cidade de Tobias Barreto, que vem apresentando extraordinário crescimento nos últimos anos e vem-se desenvolvendo como um dinâmico centro de serviços para a região, com atuação em diversos municípios contíguos do Estado da Bahia e por ser a maior cidade do Vale do rio Real, passou a ser conhecida como “Capital do Vale”, Tobias Barreto é o município de maior expressão política e econômica dessa região.

 

Fonte: Biblioteca do IBGE

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.