Vale do rio Real “região entre curvas”. Limites e Pontos Extremos

Ao Oeste, a curva do rio Real, no povoado Terra Vermelha, em Poço Verde, ao Leste, a curva do rio Real, no povoado Barbeiro em Cristinápolis.

 

O Vale é uma região socioeconômica que abrange os municípios de Tobias Barreto, Tomar do Geru, Itabaianinha, Cristinápolis e Poço Verde no estado de Sergipe, e que se destaca por concentrar uma parcela considerável das atividades comerciais do Estado. O nome deve-se ao fato de que a região é a parte desde inicial da bacia hidrográfica do rio Real.

 

Deve-se ressaltar que o nome, em sentido estrito, é comumente utilizado apenas para se referir a uma região com certas características socioeconômicas, somente correspondendo aproximadamente ao curso superior e médio do rio Real, já que esse rio se estende ainda ao longo de quase todo o comprimento do estado de Sergipe e separa parte deste do estado da Bahia O vale apresenta características agrestinas e sertanejas, assemelhando-se aos municípios baianos que lhe são contíguos. Tem como eixo o rio real, de modo que os municípios situados mais a leste têm características físicas semelhantes à região Agrestina que lhe fica ao norte e o mais ocidental, Poço Verde, em clima semiárido brando tem aspectos mais sertanejos.

 

Na parte Agrestina do Vale, a pecuária extensiva melhorada com pastagens plantadas e gado azebuado, indústrias têxteis, cerâmicas, exploração da pedra e plantação de laranjas são as atividades mais importante, enquanto Poço Verde é um município essencialmente agrícola com o típico complexo sertanejo do milho-feijão-algodão. A área é atravessada pela Viação Férrea Federal Leste Brasileiro, em Tomar do Geru e Itabaianinha, e pela BR-101 (Touros-Rio Grande) que passa por Cristinápolis.

 

Deve-se ressaltar que está havendo uma aceleração do crescimento urbano e este crescimento concentrou-se, principalmente, na cidade de Tobias Barreto, que vem apresentando extraordinário crescimento nos últimos anos e vem-se desenvolvendo como um dinâmico centro de serviços para a região, com atuação em diversos municípios contíguos do Estado da Bahia e por ser a maior cidade do Vale do rio Real, passou a ser conhecida como “Capital do Vale”, Tobias Barreto é o município de maior expressão política e econômica dessa região.

 

Fonte: Biblioteca do IBGE

Veja Também

DR ETELIO DESPEDE-SE DE TOBIAS BARRETO.

Após o grupo ser vitorioso na eleição da chefia do Ministério Público no último mês, …

Open chat
Fale Conosco