Projeto de Lei de Diná Almeida prioriza testagem de covid-19 em profissionais da saúde

Desde março até setembro mais 4.500 profissionais da saúde de Sergipe foram infectados pelo novo coronavírus. Os dados são do Informe Epidemiológico Vista/08 e foram publicados hoje pelo Jornal da Cidade. Em todo Estado o número de pessoas que contraíram a covid-19 já ultrapassa os 78 mil.

Com intuito de mitigar os efeitos da pandemia em Sergipe, a deputada estadual Diná Almeida (PODE) protocolou uma série de proposituras na Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese). Entre elas, está o Projeto de Lei (PL) 111/2020, que torna obrigatório a testagem prioritária dos profissionais considerados essenciais para o controle de doenças e manutenção da ordem pública, como os profissionais da saúde.

Para Diná Almeida, aqueles que estão na linha de frente do combate ao coronavírus devem ter prioridade na testagem. “Estes profissionais estão mais expostos que o resto da população, mesmo usando todo o equipamento de proteção individual, a chance de contaminação é muito maior.”

A parlamentar destaca o papel que os profissionais da saúde tem exercido durante a pandemia: “são verdadeiros heróis. Hoje já sabemos um pouco mais sobre a covid-19, mas logo no início era um trabalho no escuro. Eles estão expostos a todo tempo à uma doença altamente infecciosa. Por isso fiz o PL, para proteger tanto os profissionais quanto a população”.

 

Por Aderyane Pinheiro

 

Verifique também

URGENTE: Justiça de Tobias Barreto determina o cancelamento de carreata do candidato Dílson de Agripino

O único candidato majoritário que não atendeu à recomendação do Ministério Público para suspender as …