UNICAMP inclui álbum do grupo Racionais MCs como leitura obrigatória para o vestibular 2020

0
47

As efetivas e evidentes transformações ocorridas na sociedade em virtude das tecnologias são, muitas vezes curiosas. Uma das maiores universidades do país, a UNICAMP, surpreende em requisitar aos futuros vestibulandos, mais especificamente aqueles que prestarão a prova em 2019 para ingresso em 2020, a leitura do álbum Sobrevivendo ao Inferno, do grupo de rap Racionais. É a primeira vez que a instituição recomenda a apreciação de um disco para o vestibular, sendo que o grupo de rap brasileiro entra na categoria poesia ao lado do poeta português Luís de Camões.

A decisão parece alinhar-se ao que reza a BNCC, aprovada no ano passado. No documento, cuja finalidade é apresentar as competências e habilidades a serem aprendidas e aperfeiçoadas pelos alunos de todo o país, a cultura digital é descrita como ferramenta fundamental para o protagonismo do indivíduo. Vale lembrar que os preceitos norteadores para o ensino médio estão em debate em todo o país, inclusive, sendo o dia 02 de agosto o DIA D para a discussão do documento para o último nível da educação básica.

Outras instituições já recomendaram o estudo de álbuns musicais. Foi o que fez a UFRGS que, para o vestibular de 2015, listou como obrigatório o estudo do álbum Tropicália ou Panis et Circenses, marca do movimento musical que destacou nomes como Gilberto Gil e Caetano Veloso, atuais ícones da música popular brasileira.

http://ujc.org.br/20-anos-do-cd-sobrevivendo-no-inferno-racionais-mcs-a-furia-negra/

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.